Coraline é um longa animado em stop motion adaptado do livro com o mesmo nome do autor Neil Gaiman e dirigido pelo mesmo diretor do não menos importante O Estranho Mundo de Jack, Henry Selick. Muita gente acha que o Estranho mundo de Jack foi dirigido por Tim Burton, não foi apenas escrito e produzido por ele, eu admito que não sabia disso e quando vi o pôster do filme Coraline com a frase: Do mesmo diretor de O Estranho Mundo de Jack, aluguei-o na mesma hora, tendo certeza quer veria mais um ótimo filme do Tim Burton.
Diretor Henry Selick |
Apaixonei-me pelo filme de tal maneira que eu não sei explicar, os personagens são ótimos, com personalidades
Escritor de Coraline Neil Gaiman |
fortes, algo que eu admiro muiito. Mas ainda assim estava convicta que minha paixão se devia a fabulosa direção do Tim Burton, afinal, tenho todos os filmes dele, e amo aqueles em que ele resolveu mostrar à que veio. ( postarei algo sobre o Tim em breve.).
Capa do livro de Gaiman |
Quando percebi que não se tratava do Burton a principio fiquei um pouco frustrada, não sei se pela semelhança dos dois diretores, ou pelo fato do Tim não ter dirigido Jack, bom, pelo menos ele o criou, mas Coraline tinha algo tão Tim Burton que não sei explicar, o mesmo tom sombrio, obscuro, o humor negro, só faltava mesmo o Johnny Deep e a Helena Bonhan Carter. Procurei saber então algo sobre seu criador Neil Gaiman, tenho um livro dele que confesso não tive tempo para ler, e como só compro livros em sebos, Coraline ainda não faz parte da minha estante de livros, só sei que ele acertou muito com Coraline, e com seu gato é claro. (postarei algo sobre Neil também).
O gato de Coraline |
Coraline é um filme infantil com classificação livre, mas pode dar medo naquelas crianças mais sensíveis, minha filha assim como eu se apaixonou no instante em que o viu. Ela tinha cortado o cabelo curtinho assim como o de Coraline, e estava se sentindo mal, acho que ela tinha se arrependido. Assim que ela percebeu que a heroína do filme tinha o cabelo igual ao dela, tudo mudou, e quando ela viu o gato, ai foi a concretização do amor eterno.
O café da manhã da família, a mãe detesta cozinhar e o pai sempre fora do ar. |
O filme (e o livro) conta a história de uma família que se muda para uma casa enorme chamada palácio cor de rosa, com vizinhos estranhos e decadentes, um garoto louco com seu gato “arisco” e muitas surpresas.
Vizinhas loucas e decadêntes, empalham seu cachorros mortos |
O Pai é um homem que vive em seu computador trabalhando e nunca tem tempo para seu jardim, a Mãe, que odeia cozinhar, também só tem tempo para seu trabalho, deixando Coraline sempre em segundo plano. Ela então, em uma de suas explorações pela mansão cor de rosa, encontra uma pequena portinha que esconde um mundo paralelo ao seu.
Onde tudo é perfeito da maneira em que Coraline sempre sonhou, sua mãe faz sempre comidas deliciosas, seu pai tem um jardim perfeito e todos a mimam e amam como ela acredita não acontecer na sua vida verdadeira.
Sua outra mãe |
Sua outra mãe e todos os moradores desse mundo paralelo têm botões nos lugares dos olhos, menos o gato, que é capaz de estar nos dois mundos assim como Coraline, ele a guia e ajuda a escapar dessa armadilha criada apenas para fazê-la costurar os botões nos olho e ficar presa para sempre nesse mundo “perfeito”.
O gato é o típico gato de rua, esperto, corajoso, independente, mas carinhoso e sincero (como eu acredito que todo bom gato é), confesso que o gato tem papel de destaque para mim na história pois ele tem uma ligação com Coraline que é diferente da que ele tem com seu dono o amigo/vizinho dela. No início ela julga mal o gato, chamando-o de gatinho preguiçoso, mas acredito que sem ele ela com certeza não teria escapado das 'garras' da outra mãe.
Por fim fica a dúvida, será que Coraline era mesmo deixada de lado pelos pais ou isso era a visão distorcida de sua vida? Bom eu tenho a minha opinião, espero que você encontre a sua também.
Como eu tenho certeza que você irá se apaixonar pelo filme estou disponibilizando várias fotos e wallpaper, uma das coisas que os produtores do filme fizeram foram os cartões com o alfabeto de Coraline, na imagem ao lado você pode conferir a letra N, com os dizeres: Cuidado com o que você deseja, N de Needle (agulha)- que puxa a linha que costura no outro mundo os botões que nós tememos.
Alfabeto Coraline:
Wallpaper Coraline:
Vejam o trailer e aproveitem o filme.