Nas minhas horas vagas da faculdade sou professora em uma escola particular de São José do Rio Preto chamada Ponto Alfa, entre outras coisas, dou aulas para uma turminha de alunos de 5 a 10 anos, meninas e meninos, a aula se chama Sustentabilidade e tem por objetivo iniciar a criança em uma vida de atitudes mais sustentáveis e de como isso é importante para a nossa harmonia com os bens naturais que tanto precisamos.
Neste primeiro ano em que eu sou professora deles, tivemos como objetivo o início de uma horta, plantamos (ainda em jardineiras) rabanetes, pepinos, tomates, manjericão, cebolas, salsinha, cebolinha, cenouras, hortelã, entre outros legumes e temperos. Tivemos a experiência de fazermos mudas a partir de sementes e também utilizamos o replantio de mudas para a jardineira.
Muitas crianças não tinham contato com a terra, e no início foi um pouco trabalhoso, algumas tinham receio de se machucar ou de ficarem sujos, mas por fim todos acabaram se acostumando com nossas aulas.
Fizemos também uma composteira com restos de alimentos da cozinha da escola, que serve almoço totalmente vegetariano (postarei algo no futuro, sobre a composteira e sobre a comida vegetariana), o adubo estará pronto assim que as aulas começarem e poderemos usá-lo em nossa horta.
No próximo ano continuaremos com a nossa horta e produziremos mais adubo e pesticidas naturais para livrar nossa horta de pragas indesejáveis, trabalharemos também com a reciclagem de papel e reutilização de alguns materiais.
Essa é a Mell (minha filha) ela plantou rabanetes;
Essa é a turminha, elas estavam fazendo mudas e Ipê branco;
Os saquinhos prontos só faltavam as mudinhas que estavam no chão no pé do Ipê que tem na escola, elas serão replantadas em outro local.
A Mell e o Paulo César
Aqui as crianças estão tirando o gramado do local onde será nossa horta, foi um trabalho difícil, mas ficou tudo limpinhos e no final da tarde as crianças brincaram muiiito no parquinho.
Algumas plantinhas.
Agora nas férias vou tirar fotos semanais para que quando as crianças voltem às aulas elas possam ver o quanto suas plantas cresceram, algumas eu terei que colocar um pouco de pesticida caseiro, mas anotarei tudo certinho para que elas acompanhem tudo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário